Algumas Verdades sobre Energias Alternativas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

No momento, NÃO PRECISAMOS queimar combustíveis fósseis. Não precisamos usar nada que contamine o meio ambiente. Há muitas formas de energia disponíveis. Soluções de energias alternativas “empurradas” pelo sistema, como hidrogênio, biomassa e energia nuclear, são muito ineficientes e perigosas, e só existem para perpetuar a estrutura lucrativa que a Indústria criou. Quando enxergamos além da propaganda e das soluções convenientes apresentadas pelas companhias de energia, descobrimos uma fonte aparentemente infinita de energia renovável e abundante para geração de força.  A energia solar e eólica são conhecidas do público, mas o POTENCIAL REAL desses meios continua desconhecido.


ENERGIA SOLAR
A energia solar é tão abundante, que uma hora de luz ao meio-dia contém mais energia do que o mundo consome em um ano. Se pudéssemos captar 1 centésimo dessa energia, o mundo nunca precisaria usar petróleo, gás ou coisa do tipo. A questão não é a disponibilidade, há tecnologia para explorá-la, e hoje há muitos meios avançados que chegariam nesse resultado, se não fossem obstruídos pela necessidade de competir por participação no mercado com as estruturas de poder energético já estabelecidas.

ENERGIA EÓLICA
A energia eólica vem sendo denunciada como fraca e impraticável por depender da localização. Isso simplesmente não é verdade. O Departamento de Energia dos EUA, admitiu em 2007, que se o vento fosse totalmente aproveitado em só 3 dos 50 Estados americanos, ele poderia gerar energia para o país inteiro.
Ainda há meios relativamente pouco conhecidos como a energia das marés e das ondas.

ENERGIA DAS MARÉS
A energia das marés é obtida pela variação das marés no oceano, instalando-se turbinas que capturam esse movimento, gerando energia. No Reino Unido, 42 locais estão marcados como disponíveis para instalação desta tecnologia, prevendo-se que 34% da energia do país poderiam vir somente desta fonte.
A energia das ondas, que extrai energia dos movimentos dos oceanos, possui estimadamente um potencial global de 80 mil terawatts-hora. Isso significa que só com esse meio, poderiam ser produzidos 50% de todo o consumo energético do planeta.

Agora, é importante destacar que as energias solar, eólica, das marés e das ondas, não requerem virtualmente nenhuma preliminar para a captação, diferente do carvão, petróleo, gás, biomassa, hidrogênio e outros. Só esses quatro meios combinados de energias limpas, se captados com eficiência através da tecnologia, poderia fornecer energia para o mundo para sempre.
Dito isso,  ainda existe uma outra forma  de energia limpa e renovável que supera todas as outras:

ENERGIA GEOTÉRMICA
A energia geotérmica utiliza o que chamamos de “mineração de calor”,  que através de um processo simples à base de água, é capaz de gerar quantidades enormes de energia limpa. Em 2006, um relatório do MIT sobre energia geotérmica, descobriu que 13 mil zetajoules ( ZJ ) de energia estão atualmente na Terra, com a possibilidade de canalizar-se 2 mil ZJ facilmente, com tecnologia de ponta. O consumo total de energia de todos os países no planeta é cerca de meio zetajoule por ano. Isso quer dizer que 4 mil anos de energia planetária poderiam ser captados só através desse meio. Quando percebemos que a geração de calor da Terra é constantemente renovada,  essa energia se mostra realmente infinita. Ela poderia ser usada para sempre!
Essas fontes são apenas alguns dos meios de energia renovável disponíveis. E com o tempo descobriremos outros. A grande verdade é que temos abundância de energia, sem necessidade de poluição,  ou na verdade, uma etiqueta de preço!

fonte: http://dotsub.com/view/7281f5dc-d4b1-4315-abb7-143becd34f49

0 comentários:

Postar um comentário